Em Audiência de Prestação de Contas da Saúde na Câmara Municipal, Sisemp cobra concurso público para a Pasta

21/02/2020 21/02/2020 17:43 1380 visualizações

 

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas, Heguel Albuquerque, participou nesta quinta-feira, 20, de Audiência de Prestação de Contas da Secretaria Municipal da Saúde, ocasião em que cobrou, dentre outras questões, a realização de Concurso Público para contração de servidores para aquela pasta.

Albuquerque ressaltou a contratação de urgência, realizada recentemente, de mais de 300 servidores para a Pasta. “Já estivemos nessa casa em diversos momentos militando pelo concurso público, e tivemos recentemente a contratação de mais de 300 servidores. Eu pergunto qual seria a justificativa para a contratação de urgência e de se ter preterido o concurso público que seria a medida mais efetiva para o provimento de cargos? ”, questionou.

O Presidente também questionou a Portaria que cria o “Selo Clínica da Família” que possui medidas que ferem os direitos constitucionais dos servidores. Outra portaria questionada foi a que trata dos Plantões Extras, que penaliza os servidores que apresentam atestado médico. Neste último caso, o Sisemp já ingressou com ação judicial contra a medida. 

Por fim, também foi cobrada a equiparação dos profissionais de nível superior da Saúde, em relação aos demais quadros, o que ocasiona uma diferença de R$ 1213,57 a menos no início da carreira.  “É válido ressaltar que o patrimônio do SUS são seus trabalhadores. Essa pauta da equiparação já dura mais de seis anos, e precisamos trazer à tona essa equiparação, já existe um processo aberto e nós precisamos construir de que maneira essa categoria vai receber o que é justo”, concluiu Albuquerque.