Vistoria realizada pelo Sisemp e Conselho Municipal de Saúde verifica problemas no Centro de Controle de Zoonozes

25/03/2020 26/03/2020 09:53 1328 visualizações

 

As condições físicas e sanitárias do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), da Prefeitura de Palmas tem preocupado os servidores que atuam no local, e que já apresentaram reclamações ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp). Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), o presidente do Sindicato, Heguel Albuquerque, apresentou relatório de vistoria técnica realizada, em fevereiro, por integrantes do CMS e do Sindicato.  

A vistoria identificou, dentre outros problemas na estrutura física do prédio, rachaduras nas paredes, forros caindo, banheiros sem vasos sanitários ou com péssimas condições de uso e ausência de telamento nas baias de contenção de animais.

“... baias de contenção canina não possuem telamento, fator que pode colocar em risco de contaminação os animais resguardados nesses ambientes, bem como em risco de contaminação as pessoas e os trabalhadores, caso nesses ambientes sejam resguardados animais soropositivos para Leishimaniose Visceral”

Foi identificada ainda, a incidência de mofo e umidade em diversas salas. Áreas que deveriam ser restritas, a exemplo do local onde ficam os cadáveres de animais eutanasiados, e da sala onde são guardados insumos químicos, sem nenhuma proteção para restrição de acesso.

A vistoria verificou ainda problemas de recursos humanos, como a quantidade insuficiente de Agentes de Combate às Endemias (ACE´s) para realizar a cobertura na Cidade, falta de materiais de trabalho, tais como aqueles destinados à educação em saúde, uniformes e kits cirúrgicos insuficientes. Além de ausência de rotinas de trabalho permanentes, como a alimentação de um banco de dados, registro e envio de infrações para os departamentos correlatos.

“Em todos os departamentos visitados não se constatou sistema implantado e em uso de Banco de Dados que possibilite o acesso às informações sanitárias de localidades, fato este que torna o processo de trabalho sem memória e pode dificultar análise epidemiológica e tomada de decisões mais objetivas”, informa o relatório.

O relatório foi apresentado em reunião do Conselho Municipal de Saúde, do qual o Sisemp é integrante, para o encaminhamento à Prefeitura e notificação sobre as ações necessárias.

O vídeo com apresentação do relatório pode ser conferidoaqui.