Servidores da Saúde ficam mais uma vez sem feriado e enfrentam sobrecarga

25/02/2022 25/02/2022 16:44 1039 visualizações

 

O Decreto Nº 2.163 de 23 de fevereiro, da Prefeitura de Palmas que concede ponto facultativo para os servidores municipais, mais uma vez excluiu os servidores da Saúde, em específico das Unidades de Saúde, bem como a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses. Mesmo sendo considerada uma área de serviço essencial, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) entende que, com a diminuição dos casos de Covid-19, quem trabalha na Saúde também precisa e merece disfrutar de dias de descanso.

“Estes servidores estão trabalhando continuamente desde o início da pandemia. Com o recente aumento dos casos de Covid 19, somados à Dengue e a H2N3 em janeiro último, houve mais sobrecarga de trabalho. Agora que os dados demonstram que as doenças recrudesceram, seria a hora de também conceder esse descanso a quem está com maior demanda há mais tempo”, afirma o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

Albuquerque ressalta que, para a cobertura de urgências e emergências, existem os Serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), em que os servidores atendem em regime de plantão,  serviço esse ofertado continuamente pela sua natureza. Sendo assim, a comunidade não ficaria desassistida com a concessão do feriado aos servidores das Unidades de Saúde. Outra opção seria fazer um escalonamento para o feriado, dividindo os dias de funcionamento das Unidades de Saúde.

“Desde o início da pandemia quem trabalha na Saúde enfrenta maior pressão tanto em aumento de trabalho, quanto em relação à própria natureza do atendimento, o que tem gerado reflexos negativos na saúde física e mental dos servidores”, concluiu Albuquerque, ao informar que têm sido procurado por servidores com demandas sobre a sobrecarga de trabalho.

Após reclamações dos servidores, o Sisemp buscou junto à Gestão Municipal para que a não concessão de ponto facultativo aos servidores das Unidades de Saúde fosse revista. Entretanto, não obteve resposta, demonstrando que a atual Gestão Municipal não dialoga com os servidores e seus representantes oficiais.

Desta forma, o Sisemp solicita à Prefeitura de Palmas que reveja o Decreto e estenda o ponto facultativo aos servidores da Saúde.