Prefeitura deve apresentar proposta para equiparação salarial da Saúde

13/04/2022 13/04/2022 16:52 1732 visualizações


Em reunião nesta quarta-feira, 13, entre a Secretaria Municipal da Saúde, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp)  e Sindicatos representantes da área da Saúde,  sobre a equiparação salarial dos servidores de nível superior da saúde, a Gestão Municipal se comprometeu a apresentar proposta para o escalonamento da isonomia salarial. 

Participaram da reunião, o secretário municipal da Saúde, Thiago Marconi, o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque, o presidente do Sindicato de Farmacêuticos, Renato Melo , do Sindicato de Fisioterapia, Raphael Couto e o vice-presidente do Sindicato de Cirurgiões Dentistas, Giancarlo Quagliarello.


Na reunião, avaliada como positiva pelas entidades classistas, ficou acordado que a Gestão Municipal apresentará, ainda em abril, uma proposta de equiparação escalonada, até 2024. 

“Acreditamos que houve um avanço nas negociações e que teremos uma proposta que contemple os anseios deste grupo de servidores que se encontram em uma posição de desvalorização em relação a outros profissionais de nível superior da Prefeitura de Palmas”, afirmou o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque. 

 

Entenda

 

Atualmente servidores de nível superior da Saúde, como odontólogos, médicos, biólogos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros recebem mais de 37% a menos que os servidores também de nível superior, e das mesmas categorias, que são lotados no Quadro Geral.

 

A distorção acontece em razão da incorporação, em 2011, da Gratificação por Exercício de Atividade de Nível Superior (Gaens), no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral, “como essa gratificação não existia na saúde, gerou uma situação de injustiça, em que o salário do servidor que exerce a mesma função na saúde é bem menor do que o do quadro geral. Um psicólogo que atua na saúde ganha mais de R$ 2 mil a menos que um psicólogo que atua na Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo, explica o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

 

Estes servidores buscam a correção desta disparidade há anos, com avanços e retrocessos. Sendo que entre o final de 2019 e início de 2020 uma proposta chegou a ser discutida com a gestão municipal. Entretanto, devido a pandemia por Covid 19 a proposta ficou parada, em razão da regulamentação que não permitiu aumento salarial durante o período.