Sisemp e demais Sindicatos aguardam retomada das negociações para Equiparação

Reunião agendada para esta semana foi desmarcada sem informe de uma nova data
28/04/2022 28/04/2022 10:11 1116 visualizações

Após se comprometer em apresentar uma proposta para a equiparação salarial dos servidores de nível superior da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desmarcou reunião que estava agendada para o dia 25 sem apresentar justificativas ou uma nova data para a retomada das negociações. A ação frustrou os servidores, que há anos aguardam que se corrija a distorção em seus salários.

 

Em reunião, realizada em 13 de abril, entre a Gestão Municipal e lideranças sindicais foi acordado que a Prefeitura apresentaria, ainda em 25 de abril, uma proposta de equiparação escalonada, até o ano de 2024. Entretanto a próxima etapa das negociações foi desmarcada sem a apresentação de um novo posicionamento.

“Estamos esperando um avanço nas negociações e uma proposta que contemple os anseios deste grupo de servidores que se encontram em uma posição de desvalorização em relação a outros profissionais de nível superior da Prefeitura de Palmas. Aguardamos que a gestão municipal reafirme o seu compromisso público de atender a esta pauta que vem sendo discutida há um longo período, reconhecendo a importância do profissional da saúde para os processos de gestão do Sistema Único de Saúde”, afirma o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

 

Entenda

Atualmente servidores de nível superior da Saúde, como odontólogos, médicos, biólogos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros recebem mais de 37% a menos que os servidores também de nível superior, e das mesmas categorias, que são lotados no Quadro Geral.

A distorção acontece em razão da incorporação, em 2011, da Gratificação por Exercício de Atividade de Nível Superior (Gaens), no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral, “como essa gratificação não existia na saúde, gerou uma situação de injustiça, em que o salário do servidor que exerce a mesma função na saúde é bem menor do que o do quadro geral. Um psicólogo que atua na saúde ganha mais de R$ 2 mil a menos que um psicólogo que atua na Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo, explica o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

Estes servidores buscam a correção desta disparidade há anos, com avanços e retrocessos. Sendo que entre o final de 2019 e início de 2020 uma proposta chegou a ser discutida com a gestão municipal. Entretanto, devido a pandemia por Covid 19 a proposta ficou parada, em razão da regulamentação que não permitiu aumento salarial durante o período.

Categorias Injustiçadas

 

Odontólogo; Psicólogo; Químico Sanitarista; Terapeuta Ocupacional; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Inspetor Sanitário; Médico; Médico Veterinário; Nutricionista;Assistente Social; Biólogo; Biomédico Enfermeiro; Educador Físico; Farmacêutico.