Na Câmara Municipal Presidente do Sisemp cobra Equiparação da Saúde

26/05/2022 26/05/2022 09:23 831 visualizações

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), Heguel Albuquerque, participou na manhã desta quarta-feira, 25, da Audiência Pública de Prestação de Contas da Secretaria Municipal da Saúde na Câmara Municipal de Palmas.

Na ocasião Albuquerque mais uma vez cobrou a equiparação salarial dos servidores de nível superior da Saúde.

“Os servidores de nível superior da Saúde recebem aproximadamente R$ 4 mil a menos que outros servidores das mesmas profissões de outros quadros. Nós queremos dizer para à Prefeita Cinthia Ribeiro, que acreditamos na palavra dela e na intenção de fazer a equiparação, é ela quem toma essa decisão...” ressaltou ao informar que aguarda o retorno do Secretário de Saúde, que desmarcou reunião agendada para 25 de abril, quando seria discutida proposta para equiparação.

Confira a participação de Albuquerque aqui.

Finanças

O presidente também participou, na tarde da quarta-feira, 25, da audiência pública de prestação de contas da Secretária de Finanças, quando aproveitou para agradecer o pagamento dos retroativos das progressões, resultado de uma vasta negociação com o Sisemp, e a necessidade de discutir demais pautas dos servidores, como os direitos que foram revogados com a Medida provisória 02/2022.

Assista o pronunciamento na Audiência de Finanças aqui.

 Entenda

Atualmente servidores de nível superior da Saúde, como odontólogos, médicos, biólogos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros recebem mais de 37% a menos que os servidores também de nível superior, e das mesmas categorias, que são lotados no Quadro Geral.

A distorção acontece em razão da incorporação, em 2011, da Gratificação por Exercício de Atividade de Nível Superior (Gaens), no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Quadro Geral, “como essa gratificação não existia na saúde, gerou uma situação de injustiça, em que o salário do servidor que exerce a mesma função na saúde é bem menor do que o do quadro geral. Um psicólogo que atua na saúde ganha mais de R$ 2 mil a menos que um psicólogo que atua na Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo, explica o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.

Estes servidores buscam a correção desta disparidade há anos, com avanços e retrocessos. Sendo que entre o final de 2019 e início de 2020 uma proposta chegou a ser discutida com a gestão municipal. Entretanto, devido a pandemia por Covid 19 a proposta ficou parada, em razão da regulamentação que não permitiu aumento salarial durante o período.