ASSÉDIO, COMO OCORRE E COMO AGIR

22/05/2023 22/05/2023 11:48 887 visualizações

Diante das constantes denúncias de Assédio junto a este Sindicato, o Sisemp elaborou uma cartilha orientativa para os servidores municipais. A presente cartilha visa orientar todos os servidores do Serviço Público Municipal a identificar, prevenir e combater as diversas práticas de assédio. Nosso objetivo é apoiar pessoas que passam por situações de assédio para que reconheçam estes casos e possam intervir nas formas cabíveis.

O Assédio no trabalho pode ocorrer de diferentes formas e não partir somente de um superior, também pode acontecer de forma vertical ascendente, quando parte de um grau hierárquico inferior, e, até mesmo, de nível horizontal, quando parte de colaboradores do mesmo nível hierárquico.

Independentemente de quem pratique o assédio, ele pode gerar inúmeros problemas, tanto para quem sofre a prática, como para as relações de trabalho bem como prejuízos na execução e resultado dos serviços demandados aos trabalhadores.

Os danos causados pelo assédio trazem improdutividade, desmotivação, fazem com que os funcionários percam totalmente sua qualidade de vida no trabalho, podendo até mesmo em alguns níveis afetar a vida pessoal e a saúde mental do colaborador.

"Incentivamos, que as vítimas de assédio as investidas documentem os casos e busquem ajuda para evitar a repetição dos mesmos e nos colocamos a disposição dos servidores para orientarmos e caso necessário, tomar as medidas administrativas e jurídicas cabíveis", ressalta o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.
 

Confira a Cartilha