Etarismo no trabalho pode configurar assédio e deve ser denunciado

17/03/2023 17/03/2023 11:59 1357 visualizações

Ganhou repercussão na última semana o caso de estudantes que discriminaram colega de faculdade em razão da idade da mesma. Segundo as estudantes, a colega que tinha mais de 40 anos não deveria estar na faculdade. A discriminação por causa da idade também acontece no ambiente de trabalho, sendo que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas recebeu reclamações de ocorrência semelhante, este tipo de atitude está sujeita à denúncias e pode configurar assédio moral.

O preconceito e a discriminação em razão da idade recebem o nome de ‘Etarismo’ ou ‘Idadismo’ e pode acarretar no isolamento, insegurança, adoecimento físico e mental, sofrimento e desigualdade de oportunidades e até mesmo levar a demissões e aposentadorias sem intenção. 

No caso do serviço público municipal, caso um servidor se sinta discriminado em relação a idade pode procurar o departamento de Recursos Humanos ou até mesmo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas que possui uma equipe jurídica à disposição para as orientações e medidas necessárias.

 

Exemplos de Etarismo

Expressões etaristas

“coisa de velho (a) ”, “gagá”, “é a idade”, “pé-nacova”, “está na hora de se aposentar”, “olha o Alzheimer”, “você não tem mais idade para fazer isso”, “como envelheceu!”, “parece tão jovem” (como se elogio ao (à) mais velho (à) fosse parecer jovem, o que reforça estereótipos) etc. 

Atitudes etaristas

Não recrutar, selecionar e desenvolver pessoas mais velhas em função da idade; utilizar critério de idade para demissões e desligamentos; isolar pessoas mais velhas em interações sociais e confraternizações institucionais; incentivar aposentadorias; atribuir a pessoas mais velhas lentidão e dificuldade de aprender e se relacionar; tomar o conhecimento dos (as) mais velhos (as) como “ultrapassado (a)”; esvaziar atividades dos (as) mais velhos (as) em vez de agregá-los (as) e qualificá-los (as) para novas formas de exercer atividades, ensinar, treinar, promover diversidade etária nos ambientes de trabalho; tratar pessoas mais velhas de forma infantilizada; tutelar suas decisões; interferir em sua autonomia; ignorar e isolar socialmente; não considerar os (as) mais velhos (as) na recepção de novos (as) trabalhadores (as); estimular e não desconstruir o disfuncional conflito geracional entre “antigos (as) e novos (as)”.

Fonte: Cartilha - Assédio Moral, Assédio Sexual E Outras Violências No Trabalho (Fiocruz-2022)