Moção de repúdio contra a implantação ponto eletrônico da Saúde proposta pelo Sisemp é aprovada

A Moção foi apresentada na 12ª Conferência Municipal de Saúde
20/03/2023 20/03/2023 10:06 1786 visualizações

Na 12ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na sexta-feira,17, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) apresentou uma Moção de Repúdio contra à implantação do sistema de ponto eletrônico por biometria na Secretaria Municipal da Saúde. A Moção, aprovada pela maioria, atendeu a pedidos dos servidores. 

Para o Sisemp a adoção do sistema de ponto eletrônico não deveria ser prioridade diante das demandas por equipamentos de trabalho existente na gestão.

Confira a Moção

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas - Sisemp vem a público repudiar a postura da Secretaria de Saúde do Município de Palmas ao adotar tecnologia de ponto eletrônico por reconhecimento facial nos postos de trabalho. 

Não que esta ação por si seja inoportuna, mas relembramos quanta escassez de tecnologia para o trabalho nos postos de trabalho e isso de maneira crônica. Relembramos o caso dos Agentes Comunitários de Saúde que são cobrados semanalmente para a alimentação dos dados do eSUS - mudou algo neste contexto? Nada. Temos falta de computadores para estes profissionais, geralmente um único computador que é disputado por todos, provocando ansiedade  e sofrimento no ambiente de trabalho. 

Vamos também relembrar a falta de tecnologia para o uso nas atividades de campo destes mesmo profissionais do SUS. O caso dos tablets que pelo menos há mais de 6 anos se espera para facilitar as visitas domiciliares. Vamos também relembrar a escassez de tecnologia ou a tecnologia obsoleta nós diversos postos de trabalho! 

Portanto o ato de gastar com tecnologia de ponta para o registro de pontos de profissionais vem soar no mínimo como inconsequente, intransigente e incoveniente por parte do ente público e o Sisemp não apoia essa prática.

Que utilizemos os recursos antes destinados para este fim primeiro para fomentar um ambiente de trabalho agradável, proveitoso e humanizado!

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas - Sisemp