Em Assembleia realizada nesta sexta-feira, 25, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), os servidores deliberaram por ações de mobilização em resposta à ausência de uma proposta concreta por parte da Prefeitura em relação ao pagamento da data-base 2025, em atrase desde janeiro. Entre as medidas aprovadas estão campanhas informativas nas redes sociais, veículos de comunicação e manifestações públicas em locais estratégicos da Capital.
As datas e locais das manifestações serão divulgadas nos próximos dias conforme a estratégia a ser definida com demais sindicatos de base.
A decisão da categoria ocorre após reunião realizada na última terça-feira, 15, entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), demais sindicatos e a gestão municipal, que mais uma vez se limitou a apresentar justificativas sobre dificuldades orçamentárias, sem oferecer qualquer proposta efetiva de reajuste.
“Os servidores aguardam há meses uma resposta concreta. A data-base é a reposição da inflação e não representa ganho real. A cada atraso, o servidor acumula perdas no seu poder de compra e qualidade de vida”, frisou o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque, durante a Assembleia.
Outra questão destacada na Assembleia foi a importância do Servidor para a gestão municipal e a continuidade das ações, projetos e políticas públicas que fazem os serviços ao cidadão acontecerem. “São os servidores que mantém os serviços públicos funcionando, esse trabalho é fundamental para a cidade e merece ser remunerado adequadamente”, ressaltou a vice-presidente do Sindicato, Laura dos Anjos.
Revisão Geral Anual
A data-base dos servidores públicos municipais deve ser aplicada em janeiro de cada ano, conforme estabelece a Lei Municipal nº 2.105/2014. O índice de reajuste para 2025 é de 4,77%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado pelo IBGE. O percentual representa apenas a reposição inflacionária, sem aumento real nos salários.