SISEMP

Servidores das UPAs e Sisemp definem estratégias contra terceirização em reunião

12/02/2026 12/02/2026 16:10 19 visualizações

Servidores das Unidades de Pronto Atendimento de Palmas (UPA's) se reuniram, na noite desta quarta-feira,11, com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) para discutir encaminhamentos diante possível terceirização das UPA's e da ausência de esclarecimentos sobre quaisquer procedimentos tomados, por parte da Prefeitura, neste contexto.

Durante a reunião, os servidores decidiram continuar a mobilização pública pela não terceirização das unidades, até o momento em que a Prefeitura traga informações mais transparentes em reunião agendada, no âmbito do Colhselho Municipal de Saúde, para o próximo dia 19. Entre as ações definidas está a realização de um abaixo-assinado para buscar apoio da população contra a transferência da gestão das UPA's para a iniciativa privada, fato que além de afetar diretamente os trabalhadores, também afetará a qualidade dos serviços ofertados ao cidadão palmense.

Caso as respostas da administração municipal não atendam às demandas dos servidores, foi definido um calendário inicial de mobilização. A primeira atividade prevista é a participação na audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, prevista para o dia 26, às 9 horas, na Câmara Municipal, bem como também irão se encontrar para cobranças em Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde, que ocorrerá no dia seguinte.

O Sisemp informou que as deliberações da reunião serão divulgadas nos canais do Sindicato, como forma de informar aos servidores e à população sobre o posicionamento dos trabalhadores das UPA's e as próximas ações relacionadas ao debate sobre a terceirização das unidades.