SISEMP

Plano de saúde Unimed Palmas/Sisemp tem reajuste após dois anos sem aumento

04/02/2026 05/02/2026 17:09 455 visualizações

Depois de dois anos consecutivos sem reajuste, o plano de saúde Unimed Palmas/Sisemp terá correção anual em 2026. A atualização do valor ocorre em razão do índice de sinistralidade registrado no contrato, ou seja, o volume de utilização dos serviços de saúde versus o valor arrecadado em mensalidades no período analisado. O reajuste se faz necessário para manter o equilíbrio financeiro do Plano.

O Presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque ressalta que, sendo o último reajuste em 2023, o Plano permaneceu três anos com a mesma tabela, o que ocorreu em razão de negociações do Sindicato junto à Unimed.

A sinistralidade é um indicador utilizado pelas operadoras de saúde para medir a relação entre o que o plano arrecada com mensalidades e o que gasta com consultas, exames, procedimentos, internações e demais atendimentos médicos.

Quando as despesas superam a arrecadação, o índice de sinistralidade sobe. No caso do plano Unimed Palmas/Sisemp, o percentual ficou acima do limite considerado ideal para o equilíbrio do contrato, tornando necessário o reajuste de 27,76% para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados.

O Reajuste Anual autorizado resulta da soma do Reajuste Técnico, motivado pelo índice de utilização dos serviços de saúde, mais o Reajuste Financeiro, aplicado para recompor as perdas inflacionárias do período.


A tabela com os novos valores é válida para o mês de março, ou seja, o valor reajustado será cobrado no próximo pagamento, uma vez que o plano é pré-pago. 

Novas adesões com carências reduzidas

Um ponto positivo é que as novas adesões ao plano contarão com carências reduzidas, facilitando o acesso dos servidores e seus dependentes aos serviços de saúde. Isso amplia as possibilidades de ingresso no plano em condições mais favoráveis para quem ainda não é beneficiário.

Maior rede credenciada

A Unimed Palmas se destaca por oferecer a maior rede credenciada da região, com ampla cobertura em Palmas e em diversos municípios, garantindo atendimento fora da capital, mesmo no Plano Municipal,  em casos de urgência e emergência.

Em Palmas, além da rede credenciada, os usuários contam com hospital próprio da Unimed, Centro de Oncologia; Maternidade e Centro de especialidades.

É válido ressaltar também que o servidor que tem plano de saúde conta com o auxílio-saúde da  Prefeitura de Palmas, o que reduz o valor final pago pelo serviço. 

Confira o cálculo final do plano com a inclusão do auxílio-saúde:  https://sisemp.pmwsistemas.com.br/calculo 

 Tabela 2026