NOTA DE REPÚDIO – FÉRIAS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

06/12/2017 19/06/2018 19:12 1545 visualizações

O Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas vem a público repudiar ato da Prefeitura Municipal de Palmas por não conceder férias aos servidores municipais. Desde o semestre passado que o Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas (Sisemp) tem recebido constantes reclamações de servidores que tiveram agendamento de férias suspenso.

Os servidores da Prefeitura de Palmas, principalmente aqueles da Secretaria Municipal de Saúde, continuam tendo o direito às férias negado mesmo tendo cumprido o período hábil para gozo do benefício. São casos de servidores que já tinham programado às férias conforme o cronograma apresentado pelo departamento de recursos humanos das secretarias, e que quando foram oficializar o pedido de férias tiveram este negado.

Há ainda servidores que, devido ao fluxo de trabalho, costumam tirar férias no período em que este é menos intenso ou ainda porque o mês de janeiro coincide com o recesso escolar para aqueles servidores que têm filhos na escola ou estudam, proporcionando um grande transtorno para quem se programou devidamente. Com a negativa os servidores apenas poderão programar o descanso para períodos de maior intensidade de demandas de trabalho, fato que também é ruim para a gestão municipal.

Mesmo a Prefeitura tendo a prerrogativa administrativa de poder decidir sobre o período de concessão de férias, quando estas não estão acumuladas em até duas, o Sindicato entende que a negativa em conceder este direito, sem justificativa plausível, é uma arbitrariedade da gestão municipal. Tal atitude pode acarretar em problemas psicológicos causados pelo estresse no ambiente de trabalho. É sabido que as férias são o momento para que o servidor recarregue suas energias e se recupere física e mentalmente. Esse conjunto de fatores - ausência de férias e estrese são refletidos diretamente na qualidade do serviço ofertado.

O Sisemp tem cobrado continuamente da Gestão Municipal uma posição sobre essa questão, pela qual tem recebido apenas respostas evasivas. Na semana passada o Sindicato solicitou, via Ofício, reunião com o Secretário de Gestão e Planejamento Humano, Cláudio Schüler, para tratar das férias e outras demandas, e não obteve resposta ainda, demonstrando o descaso da gestão com os direitos dos servidores. “Isso tudo denota o descompromisso do prefeito e de sua equipe com o tratamento humano a ser dado aos trabalhadores, fato bem contrário ao que foi mostrado em vídeo promocional divulgado pela prefeitura na última Black-Friday”, ressalta o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque.