SISEMP COBRA RESPOSTAS PARA DEMANDAS DE SERVIDORES DA SAÚDE

25/03/2017 14/06/2018 08:59 1873 visualizações

Atento às demandas dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas - Heguel Albuquerque e a diretora Secretária - Laura dos Anjos, estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Saúde - Nésio Fernandes para solicitarem andamento na solução de questões apontadas continuamente pelos servidores.

Dentre as demandas levadas pelo Sisemp ao gestor da Saúde Municipal estão:

• A apresentação de proposta para a equiparação salarial dos servidores do nível superior – Segundo o secretário será apresentado na Mesa SUS . Sobre esse ponto, Albuquerque cobrou mais empenho do secretário, uma vez que esse é um anseio já antigo dos servidores de saúde e que até o momento não tem definição alguma por parte das gestão municipal;

• Andamento do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos da Saúde - sobre esse item é válido ressaltar que a minuta de alteração do PCCV da saúde, inclusive com a inclusão dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE), já está pronta e pendente como pauta na Mesa de Negociação do SUS (Mesa SUS) e que a sua transformação em lei irá beneficiar todos os servidores da saúde. O secretário se comprometeu a dar os devidos encaminhamentos a essa minuta.

• Resolver o problema da falta de Auxiliares de Serviços Gerais para as Unidades de Saúde - a falta ou número insuficiente desses profissionais nos postos de trabalho têm comprometido o serviço e as condições de trabalho. O secretário informou que irá tomar as devidas providências.

• Cobrança de estruturação das Unidades ou aquisição de tabletes para que os ACS digitem fichas de atendimento - o cadastro de dados no Sistema eSUS tem sido uma das exigências da gestão municipal para que os ACS cumpram metas laborais, porém a falta de estrutura nos postos de serviço têm comprometido a demanda e dificultado as relações interpessoais no trabalho. Nésio afirma que, juntamente com sua equipe, está providenciando aquisição de tablets que serão ofertados por territórios prioritários à princípio;

• Oferta de Segurança nas Unidades de Saúde – em especial nos Centros de Saúde dá Comunidade (CSC) o problema dá ação reincidente de meliantes tem sido pauta é na imprensa local. Segundo o secretáriodes já foi aberto processo para a contratação de 44 vigias;

• Falta de balanças, bolsas e uniformes para os Agentes Comunitários de Saúde - esses itens devem ser ofertados pelo gestor municipal, mas existem e várias reclamações dos trabalhadores sobre a falta dos mesmos. O secretário prometeu dar resposta em aproximadamente uma semana.

De acordo com o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque a reunião foi para “mais uma vez" cobrar soluções para as demandas constantemente apontadas, sendo que o Sisemp acompanha cada questão cobrando respostas continuamente com o intuito de contribuir para melhorias nas condições de trabalho, nos atos de gestão em saúde pública e, consequentemente, nos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.